O Dia de São Jorge é comemorado anualmente em 23 de abril e é considerado um feriado estadual do Rio de Janeiro.
Conhecido como "santo guerreiro", São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo e ficou imortalizado no conto em que mata o dragão. Existe uma história popular de que a imagem de São Jorge matando o dragão pode ser visível na lua cheia.
São Jorge foi um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, e é venerado como mártir cristão.
Ele nasceu na Capadócia, região da Turquia, por volta do ano 280. Entrou para o exército, mas como era cristão e o imperador havia declarado perseguição aos cristãos, Jorge abandonou o exército. Depois disso foi torturado e decapitado.
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge. Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem, nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal. Armas de fogo, o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se quebrem sem ao meu corpo amarrar.
São Jorge, cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor; abre os meus caminhos. Ajuda-me a conseguir um bom emprego; faze com que eu seja bem quisto por todos: superiores, colegas e subordinados. Que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre presentes no meu coração, no meu lar e no meu serviço; vela por mim e pelos meus, protegendo-nos sempre, abrindo e iluminando os nossos caminhos, ajudando-nos também a transmitirmos paz, amor e harmonia a todos que nos cercam. Amém.