Mais uma pesquisa mostra que a aprovação de Lula continua desabando. Desta vez o levantamento é do PoderData realizado de 15 a 17 de março. Como se ver nas imagens, a desaprovação do governo subiu para 53% dos eleitores.
Não era para ser diferente. Lula voltou a falar mais e número de gafes, derrapadas e mentiras cresceram exponencialmente. Apesar disso, a avaliação do Planalto é que o prejuízo com as controvérsias é compensado pelos resultados positivos da exposição de Lula.
Segundo a reportagem do PodeData, ao falar sobre a alta nos preços dos alimentos, Lula declarou que uma forma de frear a carestia seria a população deixar de comprar o que está caro. Eleito com apoio da população mais pobre, o petista tem perdido apoio neste estrato. Recentemente, afirmou que pôs uma “mulher bonita” na articulação política e chamou o líder do Governo na Câmara de “cabeçudão do Ceará“. A avaliação positiva do trabalho pessoal do presidente entre as mulheres despencou de 45%, em janeiro de 2023, para 21% agora. No Nordeste, considerado reduto eleitoral histórico do petista, o gap entre os que apoiam e rejeitam o presidente, que era de 20 pontos percentuais em 2023, caiu para 4 pontos percentuais nesta rodada.
