Após cinco pesquisas nacionais desde janeiro, atestando a queda vertiginosa da popularidade de Lula (PT) e a reprovação impactante dos jeitos petistas de governar, aliados já discutem desembarcar dessa “canoa furada”, como o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) já definiu o governo. Um desses partidos é exatamente o PP, cujo presidente, o senador Ciro Nogueira (PI), já confirmou oficialmente a discussão interna para cair fora do governo, entregando a carga de ministro do Esportes.
Temendo contaminação e de olho em 2026, PSD, Republicanos e União Brasil também avaliam devolver seus microministérios e desembarcar.
Cláudio Humberto
Diário do Poder
Quando não planejamos candidatura própria em 2026, como Ratinho Jr pelo PSD, nossos demais partidos é remota a possibilidade de apoiar Lula.
Indicado pelo PP, o ministro do Esporte, André Fufuca, é tratado como se não existisse: Lula não o recebe há um ano, como esta coluna já revelou.
A última esperança dos aliados foi um bom novo ministro de Relações Institucionais. Mas aí veio o anúncio de Gleisi Hoffman, uma intratável.