A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) foi fundada em 1961 pelo presidente John F. Kennedy para concentrar e auxiliar civis fora do território americano durante o período da Guerra Fria.
Essa semana a agência fundada por Kennedy entrou nas pautas do mundo todo, após passar a ser investigada por Elon Musk. O bilionário é o atual líder do DOGE, departamento que tem como objetivo reduzir os gastos do governo.
Em seu perfil X afirmou sua intenção de fechar a agência que estaria utilizando indevidamente o dinheiro público e que o presidente Donald Trump está de acordo com sua decisão.
“Ficou evidente que não se trata de uma maçã com um verme dentro, o que temos é simplesmente um ninho de vermes. Temos que nos livrar de tudo, está além de qualquer conserto. Vamos fechá-la”. Afirmou Elon Musk.
A informação foi confirmada por Trump e por sua porta-voz Karoline Leavitt. Desde a última segunda-feira o site da agência estava offline e voltou ao ar com uma nota em tom de despedida, e falando sobre o futuro de seus funcionários:
Recentemente o nome da USAID esteve presente nos veículos de imprensa brasileiros, depois de Mike Benz, ex-funcionário do departamento de estado americano, afirmar em uma entrevista que a agência agiu em uma campanha de desinformação no Brasil.
Segundo Mike, a USAID teria promovido ‘uma guerra santa de censura’ influenciando nos resultados das eleições de 2022 no Brasil.
Redação Brasil paralelo