Estatais gastaram mais de R$ 83 milhões no G-20 e ‘Janjapalooza’, diz Estadão
Gastos estão sob investigação
Empresas estatais brasileiras destinaram até R$ 83,45 milhões para a realização da cúpula do G-20 e do festival cultural apelidado de “Janjapalooza”, segundo informações do acordo de cooperação internacional entre Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (Caixa), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Petrobras e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). A informação foi divulgada pelo Estadão.
O acordo previa que cada estatal aportasse até R$ 18,5 milhões, somando R$ 74 milhões. No entanto, apenas a Petrobras informou ter desembolsado um valor inferior, de R$ 12,95 milhões. Além disso, a Itaipu Binacional, que não integra o acordo, investiu R$ 15 milhões no evento, totalizando R$ 83,45 milhões.
Os documentos obtidos pelo Estadão indicam que o festival cultural “Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza”, apelidado de “Janjapalooza”, consumiu R$ 28,3 milhões, enquanto a Cúpula Social custou R$ 27,2 milhões. A reunião de líderes, o evento principal, ficou com uma fatia menor: cerca de R$ 13 milhões.
Os gastos com o festival incluem cenografia e infraestrutura (R$ 7,9 milhões) e locação de equipamentos (R$ 5,1 milhões), além de uma taxa de administração de 8% cobrada pela OEI, que pode alcançar R$ 5,4 milhões. Questionada, a OEI não respondeu.
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