(55)83 87259770

NO AR

Radio Midia Livre

radiomidialivre.com.br

Brasil

Cuba sofre a pior crise em 60 anos: apagões, falta de comida e êxodo em massa

Cuba sofre a pior crise em 60 anos: apagões, falta de comida e êxodo em massa

Publicada em 29/12/24 às 17:06h - 43 visualizações

por Gazeta Brasil


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Gazeta Brasil)
Não faz muito tempo, a Plaza de la Revolución, em Havana, estava lotada de turistas norte-americanos, que batiam selfies enquanto tiravam fotos da icônica imagem do revolucionário Che Guevara e tentavam dar uma volta em um Chevrolet Bel-Air vermelho caramelo de 1952.
Atualmente, os lustrosos conversíveis norte-americanos da década de 1950, que simbolizavam a essência de Cuba, estão vazios, e os turistas que antes os ocupavam desapareceram.

Os motoristas vivem como a maioria dos cubanos: suportando longos cortes de energia, enfrentando filas em supermercados mal abastecidos e vendo seus amigos, familiares e vizinhos — cansados de tantas dificuldades — fazendo as malas e indo embora.

Há 10 anos, o presidente Barack Obama surpreendeu o mundo ao restabelecer as relações diplomáticas com Cuba, encerrando mais de 50 anos de distanciamento da Guerra Fria entre os Estados Unidos e um país com o qual esteve à beira de uma guerra nuclear.

Durante dois anos e meio, Cuba viveu um grande entusiasmo, no meio de uma onda de investimentos e turismo, impulsionada pelos acordos firmados com grandes empresas norte-americanas como Google, AT&T e as Grandes Ligas de Beisebol.

No entanto, uma implosão financeira causada por uma série de fatores — o endurecimento das políticas dos Estados Unidos pelo governo de Donald Trump, a má gestão da economia cubana e o impacto devastador da pandemia de COVID-19 — afastou os visitantes e desencadeou um êxodo migratório de proporções épicas.

O turismo, que foi um elemento vital da economia de Cuba, desabou, com uma queda de quase 50% desde 2017, e as novas regulamentações de vistos dos Estados Unidos tornaram ainda mais difícil a visitação, mesmo para europeus.

“A comparação é como o dia e a noite”, disse Luis Manuel Pérez, que trabalha como motorista.

Gazeta  Brasil




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR DA PERDA DE MANDATO DE ALEXADRE DE MORARIS

  A FAVOR
  CONTRA







.

Bem vindo

(83)98725-9770

Visitas: 91177
Usuários Online: 17
Copyright (c) 2025 - Radio Midia Livre - Prazer em tê-lo aqui
Converse conosco pelo Whatsapp!