Quando vejo as fotos antigas da "Praça Salviano Leite", me dá "um arrepi", como se expressa o nosso matuto, com muita propriedade.
Quem frequentou esse local nas décadas de 60 e 70, do século passado, há de concordar comigo que ali era o coração pulsante da cidade, sob todos os aspectos: comercial, financeiro, e principalmente o social, pois era o Point da rapaziada que tinha como principal epicentro a sorveteria flor de Anhanguera, e o cine Manaíra.
Havia uma convivência pacífica entre seus frequentadores, pois a rapaziada postava-se de pé ao redor da praça enquanto as moças, de braços dados, contornavam continuamente exercitando os seus poderes de sedução, hoje a famosa "paquera".
E havia uma convenção de que, ao passar para circular na parte interna da praça, era a oportunidade do jovem rapaz "encostar" e daí iniciar o namoro. Eram momentos de muitas emoções.
A Praça sempre foi muito democrática. Acolhia e tinha locais pré-determinados para pessoas por idade.
O certo é que entre um papo e outro iniciavam namoros, noivados, amizades, fechamentos de negócios comerciais, e, acima de tudo sentimos hoje em dia, uma saudade lascada daqueles tempos tranquilos, prazerosos e inesquecíveis
Tavinho Sá Leitão