Existe duas abordagens diferentes - 1) encorajar os eleitores a recusar ofertas de dinheiro, ou 2) encorajar os eleitores a aceitar o dinheiro, mas depois votar em sua consciência. Embora ambas as abordagens sejam amplamente utilizadas, não há um consenso claro sobre qual é a mais eficaz.
Recentemente, foi descoberto através de pesquisa que convidar eleitores a prometer “votar em sua consciência” apesar de aceitar dinheiro é significativamente menos eficaz. Na verdade, isso levou os eleitores a mudar seu voto de seu candidato preferido para o candidato que ofereceu uma esmola.
Essa descoberta ajuda a explicar por que campanhas populares anti-venda de votos, como aquelas que fazem os eleitores prometerem "morder a isca, mas não o anzol", podem ironicamente aumentar a venda de votos. No momento em que os eleitores aceitam dinheiro para comprar votos, eles não acham que isso influenciará seu voto. No entanto, quando chegam às urnas, eles acham muito mais difícil resistir a ser recíprocos para o candidato que compra votos, então, em vez disso, acabam "vendendo" seus votos.
Tavinho Sá Leitão