O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou uma licitação de R$ 1,8 milhão para a compra de novas cortinas e persianas, tanto manuais quanto motorizadas, destinadas ao Palácio do Planalto, Alvorada, Jaburu, Granja do Torto e Pavilhão das Metas. A aquisição abrange 1.000 m² de persianas, 420 m² de persianas tipo cortina, 2.020 m² de cortinas, 300 metros de trilhos, 40 motores, 20 controles remotos universais, além da instalação, manutenção e reparos necessários. A informação é do site Metrópoles.
O estudo técnico que fundamenta a compra destaca os danos causados aos equipamentos do Palácio do Planalto durante os atos de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro de 2023, como uma das principais razões para a substituição dos itens. De acordo com o documento, foram considerados os quantitativos consumidos no último contrato anual e adicionados os reparos necessários devido à destruição causada no início do ano.Entre as justificativas para a licitação, o governo cita a importância de “proporcionar conforto e segurança aos ocupantes das salas”, protegendo o mobiliário contra o desgaste provocado pelos raios solares. Além disso, a eficiência energética é um fator crucial, com a intenção de manter uma temperatura agradável nos ambientes, contribuindo para a economia de energia elétrica.
Especificamente, a licitação inclui a compra de 420 m² de cortinas em fibra de vidro e PVC, com trilhos de alumínio na cor branca, do tipo rolô, com tela solar e acionamento manual. Além disso, das cortinas previstas, 800 m² serão confeccionados em linho sintético na cor off-white, e outros 800 m² em poliéster off-white com blackout duplo, garantindo maior controle sobre a luminosidade e o aquecimento dos ambientes.
Hora Brasília