A capital federal amanheceu nesta domingo (25) sob uma densa camada de fumaça, proveniente dos incêndios que assolaram o interior de São Paulo nos últimos dias. A situação, agravada por condições climáticas desfavoráveis, gerou alerta e preocupação entre os moradores.
Regiões administrativas como Águas Claras, Gama, São Sebastião, Taguatinga, Estrutural e Sobradinho foram as mais atingidas pela fumaça, que reduziu a visibilidade e afetou a qualidade do ar. Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a mudança na direção do vento, combinada com um sistema de alta pressão, impediu a dissipação da fumaça, concentrando-a sobre a cidade.
Inicialmente, os bombeiros atribuíram a fumaça a diversos incêndios ocorridos ao longo da semana. No entanto, após novas avaliações, a corporação informou que não há focos ativos de incêndio no Distrito Federal neste domingo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou que a fumaça que cobre Brasília é resultado da combinação de fatores como as queimadas em diversas regiões do país, o tempo seco e a baixa umidade do ar. A situação levou o Inmet a emitir alerta laranja para o Distrito Federal, indicando risco de incêndios florestais e problemas de saúde para a população, como ressecamento da pele e irritação nas vias respiratórias.
Gazeta Brasil