(55)83 87259770

NO AR

Radio Midia Livre

radiomidialivre.com.br

Brasil

Lula e Dilma são os maiores beneficiados de decisão do TCU que libera ex-mandatários de devolver presentesA decisão ainda abre caminho para a reavaliação do caso das joias recebidas por Jair Bolsonaro da Arábia Saudita.

Lula e Dilma são os maiores beneficiados de decisão do TCU que libera ex-mandatários de devolver presentesA decisão ainda abre caminho para a reavaliação do caso das joias recebidas por Jair Bolsonaro da Arábia Saudita.

Publicada em 08/08/24 às 11:05h - 18 visualizações

por Portal Novo Norte Por: Pablo Carvalho


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: portal novo norte)

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu que ex-presidentes não são obrigados a devolver presentes de alto valor recebidos durante seus mandatos. A decisão foi baseada na falta de uma norma clara sobre o que constitui "bem de natureza personalíssima" e alto valor de mercado.

A decisão do TCU beneficia diretamente os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT. Dilma incorporou 144 bens ao seu acervo pessoal, enquanto Lula deveria resolver o destino de 434 presentes, tendo devolvido 360 deles. A decisão ainda abre caminho para a reavaliação do caso das joias recebidas por Jair Bolsonaro da Arábia Saudita.

Lula se mostrou insatisfeito com a decisão que permite a ele manter um relógio de ouro recebido em 2005. Ele afirmou que pretende devolver o relógio, mas foi aconselhado a recorrer, pois a norma que obrigaria a devolução de presentes de alto valor não existia na época. O TCU se dividiu na decisão, mas prevaleceu a tese do ministro Jorge Oliveira, indicado por Bolsonaro.

A decisão do TCU pode impactar diretamente o caso das joias de Bolsonaro, que havia sido obrigado a devolver os itens. A nova interpretação abre possibilidade para que essa determinação seja anulada. O relator Augusto Nardes poderá liberar o caso para julgamento, potencialmente revertendo a decisão anterior.

A decisão do TCU traz à tona a necessidade de regulamentação clara sobre o recebimento e incorporação de presentes por autoridades, para evitar futuros conflitos e garantir que tais presentes não sejam usadas para perseguir ex-mandatários.

Portal novo Norte.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR DA PERDA DE MANDATO DE ALEXADRE DE MORARIS

  A FAVOR
  CONTRA







.

Bem vindo

(83)98725-9770

Visitas: 69144
Usuários Online: 7
Copyright (c) 2024 - Radio Midia Livre - Prazer em tê-lo aqui
Converse conosco pelo Whatsapp!