Para alcançar uma boa saúde, é fundamental manter uma alimentação equilibrada e variada. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o consumo diário de 400 gramas de verduras, frutas e legumes, pois são alimentos ricos em nutrientes. Ou seja, além de trazer benefícios à saúde, eles ajudam na perda de peso e na manutenção do corpo. Além disso, possuem mais minerais, fibras e vitaminas do que a carne, por exemplo.
Muitas pessoas costumam remover a casca de frutas e legumes antes de comê-los, mas, provavelmente, você já ouviu falar que os principais nutrientes estão na casca. Isso é verdade: frutas e legumes descascados possuem 33% menos fibras.
Cascas de frutas e legumes: fontes essenciais de nutrientes
Elas podem parecer apenas uma parte dispensável, no entanto, as cascas podem conter quantidades significativas de nutrientes essenciais para uma boa alimentação. É o caso de raízes, como beterraba, nabo, batata doce, batata e cenoura, que são ricas em vitamina C, riboflavinas, ferro e zinco.
No caso das frutas, as diferenças entre as versões com e sem casca são ainda mais evidentes. Por exemplo, a maçã com casca possui 15% mais vitamina C, 267% mais vitamina K, 19% mais potássio, 20% mais cálcio e 85% mais fibras. Além disso, as cascas são ricas em antioxidantes e propriedades antimicrobianas, ou seja, há muitos benefícios provenientes do consumo delas.