Veneza, um dos destinos mais cobiçados pelos turistas que visitam a Itália, é repleta de pontos turísticos que merecem uma visita. Assim, não é fácil decidir o que fazer na cidade sem montar um roteiro Veneza com antecedência.
as atrações mais imperdíveis da cidade. Porém, tenha em mente que a ordem que apresentamos é somente uma sugestão e que diferentes combinações podem ser feitas de acordo com o gosto e objetivo de cada um.
Canal Grande
Se você chegar em Veneza de trem, já irá se deparar com o
Canal Grande assim que sair da estação ferroviária de Santa Lucia.
Esse canale (ou canal, no dialeto local) é o maior
e mais importante canal de Veneza, além de ser um dos melhores pontos para
tirar fotos.
Ao longo dos seus 4km de extensão que atravessam a cidade, você irá se deparar com diferentes construções e monumentos. Vale a pena destinar parte do tempo da sua viagem passeando pelas ruas estreitas à beira do Canal, uma atração turística e tanto!
Ponte de Rialto
A Ponte de Rialto é uma das quatro pontes que atravessam o Canal Grande e, assim, será a próxima parada do seu roteiro.
Com a sua beleza arquitetônica e estrutura em mármore, Rialto é uma das pontes mais bonitas de Veneza, além de ser também a mais antiga: a sua construção começou em 1180!
Existem duas maneiras principais de chegar até a Ponte de Rialto: com o vaporetto (ônibus aquático) ou a pé. O caminho não é tão longo, então recomendo o passeio a pé para quem tem condições de caminhar pelas pontes da cidade. Assim, você poderá apreciar as ruas elegantes e os seus canais, escondidos por toda parte!
Mercado de Rialto
Há poucos metros da Ponte de Rialto você irá encontrar o Mercado de Rialto, uma parada obrigatória para quem quer conhecer a cultura e a gastronomia de Veneza.
O Mercado funciona há mais de 800 anos e é o local ideal para quem quer conhecer produtos típicos da região ou comprar souvenirs de Veneza.
Praça de São Marcos
É claro que o principal cartão postal de Veneza não poderia ficar de fora do roteiro, não é mesmo? A Praça de São Marcos fica no coração do centro histórico da cidade e basta caminhar por alguns minutos a partir de Rialto para chegar até ela.
Com os seus 180 metros de comprimento e 70 metros de largura, São Marcos é uma das praças mais impressionantes do mundo. No local, você irá encontrar cafés elegantes, museus e bibliotecas importantes. O que acha de apreciar a beleza única da praça enquanto almoça ou faz um aperitivo em um de seus restaurantes com música ao vivo?
Basílica de São Marcos
Na Praça você irá encontrar a maravilhosa Basílica de São Marcos, uma parada obrigatória para quem visita Veneza.
A construção da Basílica começou em 828 para abrigar o corpo de São Marcos, patrono da cidade. Hoje, os turistas que conhecem o local ficam maravilhados com a mistura de estilos do edifício e da sua decoração, que refletem o amplo panorama cultural da Veneza medieval.
Apesar da sua arquitetura estonteante do lado de fora, o interior da Basílica de São Marcos é ainda mais elaborado, com os seus mosaicos dourados e afrescos de alguns dos principais artistas italianos, como Tintoretto e Tiziano.