Em meio às manifestações e contestações que cercam as recentes eleições presidenciais na Venezuela, o ministro das Relações Exteriores, Yvan Gil, expressou sua gratidão ao Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil por endossar o processo eleitoral promovido por Nicolás Maduro. Em uma publicação na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, Gil agradeceu em nome do presidente Maduro pelo reconhecimento e felicitações.
“Em nome do presidente Nicolás Maduro, agradecemos ao PT, o partido no poder do Brasil, pelas suas calorosas felicitações pelo processo eleitoral de domingo. Agradecemos o reconhecimento do trabalho do poder eleitoral e dos resultados que demonstram a soberania do povo venezuelano”, escreveu o chanceler.
mensagem de agradecimento veio após a Executiva Nacional do PT divulgar uma nota na noite de segunda-feira, 29, saudando o povo venezuelano “pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana”.
A nota do PT, no entanto, se antecipou ao próprio governo brasileiro, que ainda aguarda esclarecimentos para validar a proclamação de vitória de Maduro feita pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela. Na nota, o PT afirmou: “Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela”.
Hota Brasilia