Em 2023, o número de brasileiros em situação de insegurança alimentar severa diminuiu 85%, mas a fome ainda afeta 2,5 milhões de pessoas, representando 1,2% da população que enfrenta dias inteiros sem comer. Isso significa que 14,7 milhões de brasileiros deixaram a condição de fome no país em um ano.
Esses dados são da edição de 2024 do Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial, conhecido como “Mapa da Fome”, divulgado na quarta-feira (24).
Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), a insegurança alimentar severa ocorre quando uma pessoa está completamente sem acesso a alimentos, causando sérios danos à saúde física e mental, especialmente em crianças, afetando seu desenvolvimento e cognição.
O ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou que os dados indicam um progresso significativo, com uma redução de 85% na insegurança alimentar severa em apenas um ano de governo, tirando 14,7 milhões de brasileiros dessa condição
Gazeta Brasil