O sol é a estrela central do nosso Sistema Solar. E todos os outros corpos desse sistema, como por exemplo planetas, planetas anões, asteroides e cometas giram em torno dele. Ele é a estrela mais próxima da Terra e a vida só é possível graças à luz que vem dele. Mesmo que isso seja sabido, ainda existe a dúvida de como o sol queima se no espaço não tem oxigênio.
O primeiro ponto para responder essa pergunta é esclarecer que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o sol não queima como uma fogueira aqui na Terra. Até porque, para que o fogo exista é necessário oxigênio atmosférico livre, que é um elemento abundante por aqui. Em contrapartida, no espaço, local conhecido pelo seu vácuo quase absoluto, as quantidades de oxigênio são praticamente zero e insuficientes para qualquer tipo de combustão.
Como o sol queima?
AMP
Uma analogia que pode ser usada é de um pedaço de papel pegando fogo por conta de um fósforo. Quando isso acontece, os átomos do papel, ricos em carbono, hidrogênio e oxigênio, reagem com o oxigênio atmosférico. Isso então produz dióxido de carbono e água e libera energia na forma de calor e luz. Isso é conhecido como combustão.
A forma que o sol queima é totalmente diferente. Tanto que o processo se chama fusão nuclear e acontece sem precisar de oxigênio. Isso porque os átomos de hidrogênio se fundem para criar hélio no núcleo solar, local onde a temperatura chega a 15 milhões de graus Celsius e a pressão é extremamente alta.
Através desse processo, nossa estrela consegue transformar 700 milhões de toneladas de hidrogênio em 695 milhões de toneladas de hélio a cada segundo. Isso libera energia no formato de raios gama e no final eles são transformados na luz e no calor que são recebidos pela Terra.
Ou seja, o sol irradia a luz não porque ele queima como se fosse uma fogueira, mas sim por conta de reações nucleares que acontecem em condições extremas de temperatura e pressão.
Todo esse processo não é somente essencial para a produção da energia, mas também explica como o sol não precisa de oxigênio para “queimar”.
Como o calor chega até a Terra?
AMP
O calor sentido no nosso planeta não é uma transferência direta de calor térmico solar, mas sim uma transferência de radiação solar. Isso quer dizer que a a luz visível e outros comprimentos de onda do espectro eletromagnético passam pelo vácuo do espaço, interagem com as partículas na atmosfera terrestre, e então são convertidos no calor que é sentido.
Mesmo que o sol já tenha usado aproximadamente metade da sua reserva de hidrogênio em seus 4,5 bilhões de anos, ele ainda tem um “combustível” suficiente para brilhar durante bilhões de anos.
Fatos desconhecidos
Fonte: AMP
Imagens: AMP