Resultado: Hormônios relacionados ao stress ajudam no processo migratório dos melanócitos (que produzem melanina) presentes no folículo piloso para a pele. Com isso, os folículos ficam sem melanócitos suficientes, o que tira o pigmento dos fios.
Esse estudo começou quando os pesquisadores estudaram, em camundongos, as células-tronco de melanócitos, que são produtores de melanina, o pigmento escuro presente em grande concentração nos pelos.
A equipe descobriu que quando a pele dos animais é danificada ou então atingida por raios ultravioleta, os melanócitos presentes nos folículos pilosos migram para a pele a fim de ajudar a reparar o dano na região e a repor os melanócitos na epiderme. Porém, ao migrarem, essas células não se replicam, os folículos ficam sem a quantidade ideal de melanócitos e, portanto, sem pigmento. Os fios da região que sofre com falta de melanócitos, então, perdem a cor.
Ao estudar melhor essa migração dos melanócitos, a equipe observou que um dos receptores fundamentais para que esse processo ocorra é o chamado Mc1r, produzido justamente por hormônios associados ao stress, incluindo o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH). Segundo os autores do estudo, portanto, um dos motivos pelos quais uma pessoa passe a ter cabelos grisalhos pode ser, sim, altos níveis de stress.
Os pesquisadores acreditam que essa descoberta possa ajudar em novos estudos que buscam tratamentos contra outros problemas, como o vitiligo (despigmentação da pele) e a hiperpigmentação da pele.
Pois bem amigos, vocês viram que os cabelos brancos podem chegar com mais intensidade se vocês se renderem ao estresse. Mas, até por questões de estética, ter cabelos brancos não significa o fim do mundo!
Inclusive é uma forma de ressaltar a maturidade e fica muito charmoso!
"CONHEÇA A PESQUISA EM DETALHES:
Onde foi divulgada: periódico Nature Medicine
Quem fez: Wei Chin Chou, Makoto Takeo, Piul Rabbani, Hai Hu, Wendy Lee, Young Rock Chung, John Carucci, Paul Overbeek e Mayumi Ito
Instituição: Universidade de Nova York, Estados Unidos, e outras instituições
Resultado: Hormônios relacionados ao stress ajudam no processo migratório dos melanócitos (que produzem melanina) presentes no folículo piloso para a pele. Com isso, os folículos ficam sem melanócitos suficientes, o que tira o pigmento dos fios."
Fontes: Beleza terra e site de pesquisas acima mencionado. Imagens do Google imagens