(55)83 87259770

NO AR

Radio Midia Livre

radiomidialivre.com.br

Brasil

VICE-PREFEITO TAMBEM FEZ HISTÓRIA EM PIANCÓ

VICE-PREFEITO TAMBEM FEZ HISTÓRIA EM PIANCÓ

Publicada em 25/05/24 às 11:20h - 99 visualizações

por Historiador Clodoaldo Berasilino


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Acervo Midia Livre.)

 

OS VICES PREFEITOS DE PIANCÓ

 


Os vice-prefeitos de Piancó, sempre foram marcantes na história politica de nosso município.Em 02 de março de 1895, através da lei numero 27, era criada a figura do prefeito municipal. Todos os prefeitos eram escolhidos e nomeados pelo Presidente do Estado.Nesse período, não existia a figura do vice-prefeito e sim do sub-prefeito que tinha as mesmas prerrogativas dos atuias vices.
O primeiro vice-prefeito de Piancó, foi o sr. Antonio Eugenio Leite Ferreira, que fora nomeado e empossado em 1929, juntamente com o prefeito Manuel carlos Pereira da Cruz. Somente nas eleições municipais de 1947, é que foi possivel se eleger um prefeito e vice através de voto direto e secreto.
Ness as eleições os vice-prefeitos eram eleitos separadamente ou seja tambem eram votados.O eleitorado de Piancó naquele período, compreendia os eleitores de todos os municipios que faziam parte do grande Piancó(EMAS,CATINGUEIRA,OLHO D´AGUA,SANTANA,NOVA OLINDA BOQUEIRÃO E AGUIAR).
Nesse pleito, Irineu Teódulo que fazia parte da chapa de Antonio m
Montenegro, derrotou o candidato de Boqueirão dos Cochos, Aristídes Alves que fazia parte da chapa de Edgard Brasileiro. Em 1950 o prefeito Antonio Montenegro renuncia o cargo de prefeito para se candidatar a deputado estadual, passando a prefeitura a ser administrada por 11 meses por Irineu Teódulo.
Nas eleições de 1951, ocorreu um fato inédito; os candidatos a prefeito e vice pelo PSD, eram Djalma Leite e Otavio Pires de Lacerda  prefeito e vice respctivamente e pepa UDN, Cloves Brasileiro e Pedro Leite Montenegro.
O candidato a vice Otavio Pires não só derrotou o seu opositor Dr. Pedro, como tambem teve mais votos que todos os candidatos a prefeito.
No pleito de 1955, Elzir Matos, candidato a prefeito lançou como seu vice o sr. Agamenon Farias que mesmo sem qualquer densidade eleitoral na época, derrotou seu opositor Adalberto Lopes que era candidato da chapa de João Cavalcante. Agamenon, com a renuncia de Elzir para assumir uma secretaria de estado, governou Piancó por quase 02 anos.

As eleições municipais de Piancó realizadas em 02 de agosto de 1959, apresentava como candiatado a vice-prefeito da chapa de Paulo Pires o ex-prefeito Irineu Teódulo que com uma votação surpreendente derrova o seu opositor João Jeronimo e novamente o fato de um vice prefeito tirar mais votos que todos os candidatos a prefeito se repete.

Clodoaldo Brasilino.

 Nas eleições para prefeito de Pi

ancó que ocorreram em 1963, foram lançadas as candidaturas de Severino Montenegro e Gil Galdino contra Antonio Quinho e Napoleão Angelo. Esse pleito foi o ultimo em que os vices eram votados .Uma eleição marcada por controversias, tendo em vista que o candidato a vice Gil Galdino eleito derrotando Napoleão Angelo, obteve mais votos que seu companheiro de chapa Severino Montenegro, levantando-se a suspeita de que Gil tería traído seu companheiro no dia da eleições e mandado votar em Antonio Quinho. Com a renuncia de Quinho, Gil assume o mandato de prefeito definitivamente.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR DA PERDA DE MANDATO DE ALEXADRE DE MORARIS

  A FAVOR
  CONTRA







.

Bem vindo

(83)98725-9770

Visitas: 79833
Usuários Online: 7
Copyright (c) 2024 - Radio Midia Livre - Prazer em tê-lo aqui
Converse conosco pelo Whatsapp!