Zé Rosara
Na verdade, o nome correto nunca se soube esse nome vem de sua mãe Rosaria daí o chamado apelido de Zé rosara.
Um homem alcoólatra que só fazia mal a ele mesmo, sempre morou na casa do meu tio Pedoca. Como era de costume acolher pessoas humildes que não tinham onde morar, convivi com Zé Rosara (zarinha), por muito tempo era nosso divertimento quando chegava embriagado fazendo suas palhaçadas sem que ele mesmo percebesse que estava divertindo a gurizada naquele momento.
Ele sabia como ninguém as músicas antigas dos anos 30 e 40 divertia muito meu Tio Pedoca ao ponto de fazer até mesmo nos jovens adolescentes cantar e aprender as músicas que ele cantava.
Nunca fez desordem. Mais uma única vez foi prezo e chamado por Dr. Felizardo Leite Juiz de Direito na época para lhes dar um conselho. Pediu Dr. Felizardo para que ele deixasse de beber ele prontamente prometeu que jamais beberia, e cumpriu perante o juiz, passou mais de 10 anos sem beber até que um dia voltou a beber mais de forma moderada, fazendo todos rirem com suas loucuras e seu palavreado rude que só o povo de Piancó entendia.
Mais, o mais antológico e folclórico que ficou na história, do povo de Piancó, foi uma vez quando ele foi no antigo cabaré transou com a lendária rapariga Maria da Mancha, conhecida de todos os rapazes da época e deu apenas 10 mil cruzeiros (moeda da época).
Ueeeeee: Maria da Mancha perguntou só 10 Zé?
E ele respondeu:
E vale mais do que dez!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Zé rosara morreu tragicamente assassinado sem que até hoje se saiba o motivo, talvez por simples futilidade, ou uma maneira do assassino aparecer como herói para os que gostam de cultuar a violência.
Bem lembrado! Tenho lembrança de Zé Rosária embriagado e cantando as músicas e dizendo o ano em que foi feita.nznfc5