A demolição da praça Salviano Leite, sinaliza um apagamento da história picoense, vimos ser deletado marco históricos da nossa cidade repetidamente acontecendo.
Nos sabemos, que o patrimônio histórico existe para proteger os bens culturais e naturais que possuem herança histórica, artística, arquitetônica, urbanística, paisagística, arqueologia, entre outras áreas do conhecimento.
Agora, é preciso entender que está havendo a consciência de pessoas que, ao demolir edificações antigas nem sempre se ganha. pelo contrário, geralmente se perde.
Muito antes dessa polemica atual, esse desejo de transformar nossa cidade em uma espécie de “Cidade Moderna” fez com que algumas autoridades colocassem em pratica uma onda de nostalgia dos que conviveram com a história em constante alerta.
Sendo assim, entendemos que algumas ações devem ser geridas para que se possa realizar um trabalho de preservação contínuo e tendo a comunidade local como agente imprescindível nesse processo.
Para isso deve-se desenvolver uma educação patrimonial, para promover a valorização e a preservação do Patrimônio Histórico da nossa cidade Piancó, onde busque levar às crianças e adultos à um processo ativo de conhecimento e de apropriação e valoração de sua herança cultural.
Foto: Acervo Clodoaldo Brasilino.
Tavinho Sá Leitão
,
A a praça que fica na ferroviária? Eu não sei os nomes das praças. Precisava de uma reforma ali e não demolir.